Infelizmente não pude ir à Jornada Mundial da Juventude, divulguei e até meu nome estava nas vinhetas, mas aconteceram alguns imprevistos e por força maior não pude ir, porém, estou sintonizado, antenado, conectado com esse momento ímpar do Papa com a juventude. Tenho orado muito por esse encontro e por aquele país, e por cada jovem que em Sidney fará uma bela, única e definitiva experiência com o Espírito Santo.
O tema proposto pelo Santa Padre é tremendo, um momento de parada e reflexão, e o mais importante de tudo, momento de experimentar o Espírito Santo: “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (At 1, 8). É uma grande promessa para essa jornada, há profecia contida nessas linhas e em cada acontecimento que vai se suceder neste tempo rico de intimidade com Deus.
Não tenho dúvidas de que Bento XVI quer dar uma receita concreta e segura para os jovens serem felizes e viverem uma vida com Cristo neste mundo em que muitos tem relativizado a fé, desprezado a vida interior e se preocupado muito mais em salvar esse corpo perecível do que deixar com que a alma experimente Deus, aquele que não perece e não passa. Só em Deus é possível encontrar a perfeita, verdadeira e duradoura alegria.
Estamos num tempo em que aqueles que deveriam ser exemplo para os jovens, não tem sido, e estão dando contra testemunho e feito propaganda contrária ao que é correto e virtuoso. Por isso é necessário que aconteça uma grande revolução espiritual na vida dos jovens.
A promessa é revolucionária: “Ides receber uma força, a do Espírito Santo…”Ou seja, a força para vencer o pecado, a força para nadar contra a correnteza, a força para vencer o modismo, a força que João disse na sua primeira carta que os jovens tinham para vencer o maligno, a força para viver a castidade, a força para dizer todos os dias um sim a Deus. Essa força nos liberta do medo de ser de Deus, de dizer que estamos fazendo uma opção pelo certo, pela palavra e pela direção da Igreja.
O segredo está em experimentar o Espírito Santo, em deixá-Lo tranformar a nossa vida, em permitir que Ele nos guie a um encontro pessoal com Jesus Cristo, e que Ele nos leve no caminho certeiro da salvação. Precisamos somente pedir que essa força se derrame sobre nós, é muito simples. Peçamos hoje, peçamos agora, que o Espírito Santo nos batize no fogo de Pentecostes, que o Espírito Santo nos liberte do mundanismo, que o Espírito Santo nos liberte da tristeza que a vida vivida de uma forma vazia nos trouxe. Vinde Espírito Santo, vinde Espírito Santo, Vinde Espírito Santo!
“descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas”. Deus quer levantar uma juventude profética, uma juventude santa, e principalmente uma juventude que testemunha o amor e a misericórdia de Deus, que demonstra com atitudes a salvação que recebeu do Senhor. O Espírito Santo a partir da experiência que fazemos com Ele, quer nos levar à missão, ao anúncio de Jesus Cristo e de todos os mistérios que circundam nossa salvação.
Bento XVI na mensagem para a XXIII Jornada Mundial da Juventude já dá o tom e a direção para a oração em comum neste encontro: ”Em conjunto, invocaremos o Espírito Santo, pedindo com confiança a Deus o dom de um renovado Pentecostes para a Igreja e para a humanidade do terceiro milênio”.
Não tenho dúvidas de que se você abrir seu coração hoje à ação do Espírito Santo, Ele te usará na sua família, te usará na sua faculdade, na sua escola, no seu trabalho, te usará para resgatar muitos jovens para o céu. Deus quer fazer de você um jovem profeta e um profeta jovem, basta você dizer sim! O Espírito Santo quer derramar sobre você os carismas e os frutos, que te farão grande instrumento nas mãos do Senhor. Peça do fundo do seu coração para ter uma experiência marcante e profunda com a força do Espírito Santo. Creio que a partir daí, você se libertará das drogas, do álcool, da depressão, da prostituição, de uma vida vazia, pois o Espírito Santo pode tranformar tudo. Ele é mestre em reciclagem: transforma “lixo humano” em grandes “obras-primas”, “instrumentos de salvação”, em “apóstolos da efusão do Espírito Santo”. Você quer?
Ore Comigo:
Espírito Santo, suplico a força e o poder da sua ação na minha vida. Venha derrubar as barreiras que me impedem de aceitar Jesus Cristo como único Senhor e Salvador da minha vida. Quero viver uma vida nova, óh Espírito Santo. Quero ser liberto da tristeza. Quero ser liberto da mentalidade mundana e de toda e qualquer contaminação espiritual que eu tenha adquirido pelo que eu ouvi, pelo que eu vi, e por onde eu andei. Venha com o seu fogo abrasador, aquece o meu coração, quebranta-me, Espírito Santo, faz de mim uma pessoa nova. Quero estar aberto à palavra da verdade, e que toda mentira possa cair por terra. Batiza-me com seu fogo Espírito Santo, reinflama os dons que recebi no meu batismo, concede-me todos os carisma – o das línguas, da interpretação das linguas, da profecia, da palavra de Ciência, da palavra de Sabedoria, do Discernimento dos Espíritos, da Fé expectante, das curas, dos milagres e do amor – eu quero a partir desses carismas ser usado no serviço da Igreja, na salvação do seu povo. Vem Espírito Santo, com poder, com força, com ousadia, e faz de mim instrumento, usa-me. Vem Espírito Santo, vem Espírito Santo, vem Espírito Santo. Amém.
Pe. Roger Luiz, CN
quinta-feira, 26 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário